
Franco Lebrão
Simulação concluída com (muito) sucesso!
Case de uso do serviço
Transformação digital e eficiência contábil
Desafios Iniciais e Necessidade de Estabilização
Imagine uma empresa de contabilidade, responsável pela gestão do negócio dos seus clientes, que perdeu mais de um mês de trabalho. Pois é, este é o caso da Franco Lebrão, que nos procurou com o seguinte cenário: o fornecedor anterior tinha recomendado peças para uso pessoal e não com o perfil Enterprise no servidor. Isso causou falhas nos discos e o backup já não rodava há mais de um mês. Vale lembrar que esta é uma empresa de contabilidade! Os prejuízos poderiam tomar proporções gigantescas caso a empresa não buscasse uma solução.
Nesse ponto, precisávamos reverter o cenário e estabilizar a TI da empresa. Então, indicamos o investimento em servidores Dell para desenvolvermos um ambiente de virtualização com alta disponibilidade de hardware, com planos de backups em três camadas: versões, local diário e backup em nuvem. Além disso, adentramos à cultura da empresa e conversamos com os funcionários, assim conseguimos identificar as dores de cada setor. Com isso, padronizamos todos os equipamentos da empresa, que pôde voltar a funcionar normalmente.
Adaptação ao Home Office e Superação de Desafios
Pouco tempo depois, estávamos prestes a enfrentar uma situação sem precedentes: uma pandemia global. Conversamos sobre a possibilidade e as consequências que isso traria para o dia a dia da empresa e alertamos a Franco Lebrão sobre a importância de disponibilizar equipamentos para a mobilidade do trabalho remoto.
Como forma de prevenção, dois meses antes do lockdown, realizamos um teste com todos os funcionários trabalhando de casa. A partir deste ponto, o coração da empresa se firmou no Rio de Janeiro, de onde atende também o escritório de São Paulo. A pandemia chegou, com ela o lockdown, e a empresa teve uma excelente adaptação ao home office.
Obviamente, surgiram novos desafios com este cenário, como na segurança, disponibilidade de links de internet e energia no escritório. Com a implementação do ShieldGuardian e do TimeNavigator, administramos todos estes obstáculos e realizamos o necessário para a adaptação e o sucesso do trabalho remoto da Franco Lebrão. Uma decisão importantíssima nesse momento foi a substituição das máquinas da empresa por notebooks para auxiliar na mobilidade. Neste caso, nós auxiliamos na compra e no aluguel de todos os notebooks, integrando essa consultoria de equipamentos ao TimeNavigator.
Expansão e Migração para a Nuvem
Quando chegamos ao segundo semestre de 2021, a empresa tinha praticamente dobrado o número de funcionários, de 22 contratados para 40! Isso acabou sendo outro desafio, pois gerou mais demanda ao servidor do sistema e novamente, nós entendemos que o momento do negócio era de expansão e indicamos um ambiente de alta disponibilidade e migração para a nuvem. Essa estratégia possibilitou eliminar os riscos com falta de energia, custos com nobreak e peças na infraestrutura local da empresa.
Após todo este tempo de trabalho remoto, ficou claro que a cultura da empresa tinha mudado e que essa era uma nova realidade. A migração dos serviços para a nuvem, incluindo a telefonia, deixou claro que os custos com a manutenção de uma sala no Centro Comercial do Shopping Rio Sul eram desnecessários. Como analisamos todo esse período de mudanças na Franco Lebrão, conseguimos identificar isto e indicar o uso de um escritório para o trabalho híbrido, que gerou 60% de economia à empresa!
A Franco Lebrão conta com um plano de recuperação e réplica em outra nuvem, fortalecendo a entrega dos seus serviços e, o mais importante, a segurança da empresa!
Este é um case que demonstra todo o potencial do TimeNavigator, inclusive perante as diferentes adversidades que podemos enfrentar, falhas de servidor, falta de equipamentos, a expansão em um curto prazo de tempo e até mesmo uma pandemia global. É por isso que o TimeNavigator é o nosso pacote mais completo e supre todas as necessidades de uma empresa.

Passo a passo da instalação do ShieldGuardian.gdl e do TimeNavigator.gdl para Franco Lebrão
Atualização disponível!
A Franco Lebrão enfrentava falhas nos discos do servidor e um backup inoperante por mais de um mês, devido a peças inadequadas recomendadas pelo fornecedor anterior. A situação estava comprometendo seriamente a operação da empresa de contabilidade.
Instalando atualização…
A GuidelineIT indicou e implementou servidores Dell, criando um ambiente de virtualização com alta disponibilidade de hardware e backups em 3 camadas (local diário e nuvem). Identificamos as dores de cada setor e padronizamos todos os equipamentos, permitindo a normalização das operações. Além disso, preparamos a empresa para o trabalho remoto antes da pandemia, realizando testes de home office dois meses antes do lockdown e garantindo uma transição suave.
Atualização concluída!
As ações da GuidelineIT permitiram que a Franco Lebrão se adaptasse rapidamente ao trabalho remoto durante a pandemia, enfrentando desafios de segurança, disponibilidade de internet e energia. Implementamos o plano FullPoint, substituindo máquinas por notebooks e migrando serviços para a nuvem, resultando em 60% de economia ao mudar para um modelo de escritório híbrido. A empresa não só sobreviveu à crise, mas também dobrou de tamanho, consolidando-se com uma infraestrutura robusta e segura.
Saiba o que o Patrícia Franco, Sócia-diretora da Franco Lebrão tem a dizer sobre o nosso trabalho.
Saiba o que o Renata Lebrão, Sócia-diretora da Franco Lebrão tem a dizer sobre o nosso trabalho.
